Reunião discute atendimento da saúde em Chapecó
Foram apresentados números de demandas e atendimentos
PUBLICADO EM 14/08/2023 - 16:42

O Poder Legislativo de Chapecó, realizou Reunião de Trabalho, nesta segunda-feira (14), para debater demandas da área de saúde do município. O requerimento de autoria do vereador Jaques de Toledo (PT), teve o propósito de esclarecer sobre os processos de agendamento de consultas, organização dos atendimentos, encaminhamentos de procedimentos de média e alta complexidade, além de discutir a estrutura dos recursos humanos do atendimento básico de saúde.


Os representantes da saúde do estado e do município estiveram presentes na reunião de trabalho e apresentaram dados sobre o diagnóstico de atendimento e as ações que visam agilizar as consultas, exames e cirurgias. Uma das alternativas apresentadas desde a época de pandemia e que vem gerando resultados, é a telemedicina, prática do exercício da medicina à distância.


O secretário de Saúde de Chapecó, Jader Danielli, disse que o setor está em evolução nos últimos anos. Lembrou que no ano passado, eram 62 equipes de saúde no município e, atualmente, este número saltou para 74. “Também estamos melhorando na estrutura. Reformamos várias unidades, inauguramos outras e temos projetos para construção de novos postos”, destacou.


A gerente Regional de Saúde, Otília Rodrigues, também afirmou que o Estado vem promovendo mudanças e investimentos para agilizar os atendimentos. Segundo ela, em sete meses foram realizadas 73 mil cirurgias em Santa Catarina e 12 novos hospitais foram credenciados para a área ortopédica. Além disso, no setor cardiovascular, os serviços foram ampliados de 12 para 16 no estado.

O vereador Jaques de Toledo, fez alguns encaminhamentos ao final da reunião de trabalho. Solicitou que a lista de espera de cirurgias eletivas se torne pública, pediu para evitar que os serviços de saúde sejam terceirizados e agilizar o diagnóstico de doenças para aumentar a possibilidade de cura dos pacientes.