A Câmara de Vereadores de Chapecó, realizou na tarde desta quarta-feira (20), uma Reunião de Trabalho, com o propósito de debater as condições estruturais e de atendimento do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso. O encontro foi promovido, por iniciativa do vereador Cléber Fossá (MDB), através de requerimento aprovado. O gestor do aeroporto, Filipe Gomes, compareceu à reunião e prestou os esclarecimentos.
O aeroporto de Chapecó é um dos mais movimentados do interior do sul do Brasil e atendeu, em 2022, meio milhão de passageiros. Houve crescimento registrado na movimentação de passageiros durante o primeiro semestre deste ano, número 24% maior em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Em relação a investimentos em melhorias, Filipe Gomes, lembrou da homologação do PAPI, equipamento já utilizado na extremidade da cabeceira 29 da pista, que atua como um auxílio visual de precisão que emite feixes de luz capazes de orientar o piloto a adquirir e a manter a aproximação correta da pista até o pouso. “Com isso, já houve diminuição de 30% no cancelamento de voos”, revelou.
Quanto a instalação do equipamento ILS (Instrument Landing System), que permite mais precisão para pousos, principalmente em condições de baixa visibilidade, como neblina, chuva e neve, o gestor do aeroporto não demonstrou otimismo. “O custo desse aparelho fica em torno de R$ 60 milhões. Seria importante o Município ou o Estado pleitearem o equipamento junto aos órgãos competentes da aviação brasileira”, orientou o gestor.
Além disso, Filipe Gomes, anunciou mais um voo diário para Florianópolis, via Azul Linhas Aéreas. Já a empresa GOL, vai disponibilizar uma rota para o aeroporto de Congonhas/SP. “Temos tratativas para aumentar as linhas e os horários, em função da demanda crescente do aeroporto de Chapecó”.