Na tarde de segunda-feira (16), o Poder Legislativo de Chapecó realizou o ato de oficialização da Procuradoria da Mulher. Instituída pela resolução nº 07 de 2023, a procuradoria tem como objetivo, proteger os direitos das mulheres contra todos os tipos de violência e discriminação.
No ato, o presidente da Câmara Municipal de Chapecó, Fernando Cordeiro (PSC), designou a vereadora Deise Schilke (PT), para o cargo de Procuradora Especial da Mulher, e as vereadoras Elisiani Sanches (PSD), como Primeira Procuradora e Sueli Suttili (PSD), como Segunda Procuradora. A vereadora Marcilei Vignatti (PSB), também fará parte dos trabalhos como representante da Mesa Diretora. A procuradoria estará sediada no Poder Legislativo para receber denúncias e também coordenará ações voltadas para prevenção e conscientização às violências contra a mulher.
A Deputada Luciane Carminatti (PT), Coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, apresentou dados referentes à violência contra a mulher no Estado. “Entre janeiro de 2018 e dezembro de 2023, Santa Catarina recebeu 28.076 denúncias de violência sexual, psicológica, moral e física contra meninas mulheres. Dentre os casos de feminicídio, 67% das vítimas já tinham histórico de violência anterior. Por isso a importância de possibilitar lugares onde as mulheres possam fazer denúncias de forma que possamos agir”, ressalta Carminatti.
O papel da procuradoria também é de estimular a autonomia das mulheres, criando um espaço de visibilidade na sociedade. A procuradora especial, Deise Schilke (PT), ressaltou a importância da união de forças para a criação da procuradoria. “Estamos muito felizes por essa conquista e cientes de que temos um grande desafio pela frente. Teremos na Câmara uma estrutura para atender as mulheres em busca de proteção aos seus direitos ou de informações”, destaca a vereadora.
Entre
as atribuições da procuradoria também estão ações de
conscientização e educação voltadas para a igualdade de gêneros,
fiscalização de atos públicos,
além de criação de políticas públicas voltadas para a proteção
da mulher. Para
denúncias e informações sobre a procuradoria,
as mulheres podem dirigir-se à Câmara Municipal de Chapecó,
situada na Rua Marechal Bormann,
320-E ou ligarem no telefone:
(49)
3361 1477.