Vereadores de Chapecó fazem nova visita às obras da Casan
Comissão formada por vereadores fiscaliza obras da companhia
PUBLICADO EM 04/04/2024 - 14:36

Os vereadores da Comissão Especial de Acompanhamento da Obra Denominada Adutora do Rio Chapecozinho, realizaram esta semana, mais uma visita às obras. Os vereadores Ivaldo “Gringo” Pizzinatto, Claudair “Sica” Sanzovo, Valdir Carvalho e Delvino Dall Rosa fiscalizaram os serviços de instalação das adutoras, construção de reservatórios e da estação de tratamento. Também participam da comissão, os vereadores Claimar de Conto, Cleber Fossá e Fernando Cordeiro. A vista foi acompanhada pelo superintendente Regional dos Negócios do Oeste da Casan, Pery Fornari Filho.

De acordo com informações da companhia, as obras de captação, tratamento e distribuição de água do Rio Chapecozinho estão dentro do cronograma previsto. Pelo levantamento da Casan, as obras de adutora de água bruta está com 98% concluída e a adutora de água tratada em 56%.

Em relação aos reservatórios, três estão em construção. Um deles, localizado em Xaxim, está em 80% concluído e terá capacidade de 3,5 milhões de litros. O reservatório de Xanxerê será o maior e terá possibilidade de armazenar 6 milhões de litros. Já a estação de tratamento, está com 50% das obras realizadas e terá capacidade de 1.200 litros por segundo. A primeira parte da obra está prevista para entrar em funcionamento até final do ano que vem. A adutora do Rio Chapecozinho será responsável em abastecer os municípios de Xanxerê, Xaxim, Cordilheira Alta e Chapecó e já foram investidos, segundo a companhia, cerca de R$ 420 milhões.

O vereador “Gringo”, presidente da comissão, disse que periodicamente os parlamentares de Chapecó se deslocam até os principais pontos das obras da Casan para fiscalizar os serviços. “Desta vez, fomos até o interior de Xaxim, onde são instaladas as adutoras e visitamos o reservatório construído na mesma cidade. Em Xanxerê, conferimos de perto as obras de mais um reservatório e da estação de tratamento. Vamos continuar esse trabalho para que essa obra não atrase e o que o problema de fornecimento de água seja resolvido definitivamente em Chapecó”, completou o vereador.