Reunião de Trabalho debate sobre cirurgias em ortopedia em Chapecó
Fila de espera continua sendo um problema
PUBLICADO EM 03/04/2024 - 16:40

O Poder Legislativo de Chapecó, realizou na tarde desta quarta-feira (03), Reunião de Trabalho, para discutir a finalidade de ampliação do número de cirurgias/mês de alta complexidade da especialidade de ortopedia. A reunião, que foi proposta pelo vereador Fernando Cordeiro (PSC), reuniu representantes da Secretaria Municipal de Saúde e Gerência Regional de Saúde. A direção da associação que administra o Hospital Regional do Oeste (HRO), responsável pelas cirurgias, não compareceu.

A gerente regional de Saúde, Otilia Rodrigues, apresentou dados referentes a cirurgias de alta complexidade em ortopedia durante o ano de 2023. Segundo ela, foram realizadas 48 cirurgias pediátricas, 27 em joelhos, 38 em quadril e duas em colunas. “Realmente a quantidade ainda é bastante reduzida, tendo em vista que o tamanho da sala cirúrgica do HRO foi duplicado. Porém, o número de cirurgias não aumentou”.

O diretor técnico da Secretaria de Saúde de Chapecó, João Lenz, disse que o Município auxilia no tratamento de pacientes com problemas ortopédicos, principalmente com medicamentos e fisioterapias. Mas lembrou que muitos deles são resolvidos apenas com cirurgias. A diretora de Regulação, Jeane Mohr de Oliveira, revelou que 2.800 pacientes aguardam por uma consulta.

O vereador Fernando Cordeiro, fez a leitura de um ofício em que os representantes da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira justificou a ausência na reunião de trabalho. De acordo com o documento, a direção afirmou não ser oportuno a participação em função de que espera uma definição do Governo do Estado sobre o futuro da gestão do Hospital Regional do Oeste. “Não concordamos com essa justificativa, até porque, atualmente não houve mudança na gestão e a associação precisa prestar esclarecimentos sobre o baixo número de cirurgias de ortopedia em Chapecó”, completou.