Vereador de Chapecó sugere cursos específicos para vigias municipais
Documento será encaminhado ao Executivo Municipal
PUBLICADO EM 16/10/2024 - 15:17

A importância da capacitação de vigias municipais foi discutida em sessão ordinária, na Câmara de Vereadores de Chapecó. O assunto foi debatido com a votação e a aprovação de Moção de Apelo, que solicita ao Poder Executivo, cursos específicos para esses profissionais, incluindo formação em artes marciais, manejo de armas de fogo e uso de armas não letais, como teasers. A proposição é de autoria do vereador Neuri Mantelli (PSD).

Em sua moção, o vereador justifica o pedido ao explicar que os vigias municipais desempenham um papel fundamental na proteção de espaços públicos, como escolas, praças e demais áreas de convivência, sendo responsáveis pela segurança de crianças, idosos e da comunidade em geral.

Neuri Mantelli também lembra que o conhecimento em artes marciais proporciona aos vigias uma alternativa para resolver conflitos e situações de perigo, evitando o uso desnecessário da força. “Em casos extremos, é importante que os vigias estejam capacitados e autorizados a manusear armas de fogo, respeitando as normas e exigências legais, para garantir a proteção da comunidade em situações de maior gravidade”.

A moção de apelo que foi aprovada por unanimidade justifica também em seu texto, que o uso de armas não letais, como teasers, representa uma solução moderna e eficaz para a contenção de pessoas em situação de risco, proporcionando uma abordagem de menor letalidade, porém de alta eficiência na neutralização de ameaças. O documento será encaminhado ao prefeito João Rodrigues (PSD).