A possibilidade de melhorar e expandir as linhas de ônibus no interior de Chapecó, foi tema de assunto de Reunião de Trabalho, realizada nesta terça-feira (26), no plenário do Poder Legislativo de Chapecó. O encontro, que foi proposto pelo vereador César Valduga (PC do B), reuniu autoridades públicas do setor e usuários do transporte.
De
acordo com o requerimento do vereador, entre
as
intenções
da Reunião de Trabalho sobre o transporte público rural, estão a
precariedade das vias, a
ausência de itinerários e baixa oferta de horários, inexistência
de transporte público aos sábados e domingos e
a necessidade de deslocamento dos trabalhadores.
Além
dos vereadores, estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento
Rural, Mauro Zandavalli, o diretor de Segurança Pública, Clóvis
Leuze e a gerente
de Fiscalização de Transporte e Terminais, Regina Thomaz.
Na reunião, Zandavalli admitiu a necessidade de incrementar o transporte público rural em Chapecó, já que, segundo ele, a quantidade de moradores nessas áreas está aumentando a cada ano. Leuze lembrou que há uma intenção de fazer uma licitação global para atender todas as regiões rurais do município. Já Regina Thomaz, disse que um estudo deve ser concluído nos próximos meses para que linhas de ônibus sejam disponibilizadas no interior. “Um decreto de 2023 estabelece um sistema de transporte em Chapecó. Ele esclarece e separa as funções do transporte urbano, rural e especial”, destacou.
Os usuários do transporte rural, que participaram da reunião de trabalho, também tiveram a oportunidade de sugerir, criticar e questionar as autoridades sobre o serviço prestado. Para o vereador Valduga, o encontro foi esclarecedor do ponto de vista de que o Poder Público já está fazendo estudos para incrementar e melhorar o serviço público no interior do município.