Os atendimentos, as reclamações e a resolução dos problemas do Procon de Chapecó, foram apresentados nesta terça-feira (26), em sessão ordinária, na Câmara de Vereadores. O coordenador do órgão, Gustavo Vendramin, compareceu em plenário, atendendo requerimento do presidente do Legislativo, Fernando Cordeiro (PSC).
Gustavo Vendramin apresentou números relativos a 2023, até o dia 25 de setembro. Segundo ele, neste período foram registrados no Procon de Chapecó, 5.292 reclamações. Desses números, foram resolvidos 1.653 casos. O restante está em trâmite através de processos administrativos.
O coordenador do Procon, ainda lembrou que 44% das demandas já foram atendidas, e que a meta é até o final do ano chegar a 75%. Também destacou que o órgão, somente este ano, já aplicou em multas mais de R$ 3,6 milhões e que estes recursos são encaminhados ao Fundo Municipal do Consumidor.
Os vereadores questionaram o representante do órgão, em relação a alguns problemas sobre o atendimento dos provedores de internet, companhias telefônicas e a fiação exposta nas ruas de Chapecó. Vendramin lembrou que a maior reclamação atualmente, é quanto a cobrança indevida de empréstimos consignados dos correspondentes bancários.
Em relação as principais ações realizadas este ano, o Procon destaca atividades de fiscalização no Aeroporto de Chapecó e dos motoristas de aplicativos clandestinos que trabalham no local e venda de ingressos para os shows da Efapi 2023. “A empresa contratada não estava fornecendo descontos e gratuidades para idosos, pessoas com deficiência e professores. Mas esta situação já foi resolvida”, esclareceu.