A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Chapecó terá uma parceria com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A escola que foi aprovada no Poder Legislativo de Chapecó, ano passado, implantará suas ações este ano. O presidente da Câmara, André Kovaleski (PL) e a diretora da Escola do Legislativo, Marlene Fengler, se reuniram para tratar sobre o assunto.
Kovaleski anunciou que a Câmara Municipal de Chapecó, está idealizando um curso aos candidatos a vereadores que disputarão as eleições municipais deste ano. Após o pleito eleitoral, outra capacitação será realizada aos eleitos. “É uma forma de repassar orientações básicas aos novos parlamentares para o exercício da próxima legislatura. São ferramentas que ajudarão a qualificar a performance dos representantes do povo”, destacou.
O Poder Legislativo de Chapecó, aprovou a criação da Escola do Legislativo, em novembro do ano passado, através de Projeto de Resolução da Mesa Diretora. O intuito é oferecer suporte técnico-administrativo às atividades legislativas, e visa oferecer aos parlamentares e aos servidores, capacitações para a elaboração de leis e para o exercício das atividades profissionais das áreas administrativa e legislativa.
Já a Escola do Legislativo da Alesc é responsável pelas ações pedagógicas da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Criada em dezembro de 2000, trata-se de um espaço de qualificação profissional, reflexão democrática e formação para cidadania, além de proporcionar processos de criação, sistematização e difusão de conhecimentos técnicos especializados na área legislativa. “Vamos contribuir e repassar todas as orientações necessárias para que a Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Chapecó ofereça grandes capacitações”, completou Marlene Fengler.