Os vereadores de Chapecó, em sessão ordinária, votaram e aprovaram Moção de Apelo, que será encaminhada à Prefeitura de Chapecó. A proposição de autoria da vereadora Sueli Suttili (PSD), solicita que o município faça adesão ao Programa Escola em Tempo Integral do Governo Federal.
O texto da moção destaca que a meta seis do Plano Nacional de Educação prevê a oferta da educação em tempo integral nas escolas públicas, de forma a atender, alunos da educação básica. Além disso, o programa oferece assistência técnico-pedagógica e financeira aos municípios e tem como ponto de partida a adesão ao mecanismo de fomento financeiro para a criação de matrículas de tempo integral.
Sueli Suttili lembra da importância da ampliação do tempo integral igual ou superior a sete horas diárias ou 35 horas semanais, tendo como finalidade a perspectiva do desenvolvimento e formação integral de bebês, crianças e adolescentes a partir de um currículo intencional e integrado, que amplia e articula as experiências educativas.
A vereadora disse ser importante que o município faça adesão ao programa, já que proporciona benefícios que podem melhorar ainda mais os índices educacionais de Chapecó. “Temos que pensar numa cidade que amplie e qualifique os atendimentos na área da educação”, finalizou Suttili.