Vereadora de Chapecó quer informações atualizadas sobre cirurgias eletivas
Marcilei Vignatti (PSB) teve requerimento aprovado em plenário
PUBLICADO EM 16/02/2024 - 16:55

As cirurgias eletivas foram tema de debate nas primeiras sessões ordinárias deste ano, no Poder Legislativo de Chapecó. A fila de espera continua gerando reclamações entre os pacientes e, muitos desses pedidos, chegam até os vereadores do município. Em função disso, a vereadora Marcilei Vignatti (PSB), teve um requerimento aprovado e que será encaminhado à Secretaria Estadual de Saúde.

O documento foi aprovado por unanimidade entre os vereadores e requer inúmeras informações, que devem ser respondidas num prazo de até 30 dias. Marcilei Vignatti questiona para a secretária Estadual de Saúde, Carmen Zanotto, quantas pessoas de Chapecó fizeram cirurgias eletivas entre os anos de 2022 e 2023; quantas pessoas ainda estão na lista de espera e em quais especialidades; a quantidade de cirurgias realizadas pelo Hospital Regional do Oeste entre 2022 e 2023 e qual o Plano de Trabalho para os procedimentos que serão realizados em 2024.

De acordo com o requerimento discutido e votado em plenário, a Secretaria de Estado da Saúde divulgou no dia 01 de novembro de 2023, que foram realizadas 101.565 cirurgias até 31 de outubro do ano passado. Destes, 13.399 são da região Oeste Catarinense.

A vereadora ainda lembra que segundo as informações da Secretaria Estadual de Saúde, a fila de espera para cirurgias eletivas avançou 42% na região Oeste. “Precisamos continuar atentos e saber como a demanda será atendida em 2024. Essa fila de espera precisa ser zerada o mais rápido possível”, finalizou.