Reuniões de Trabalho debatem Economia Solidária e Setembro Verde
Encontros foram debatidos entre vereadores e representantes de instituições
PUBLICADO EM 31/10/2024 - 17:26

A Câmara de Vereadores de Chapecó realizou na tarde desta quinta-feira (31), duas reuniões de trabalho que debateram assuntos que se interligam nos quesitos produção, sustentabilidade e inclusão. O vereador Jair Antunes(PT), foi o autor dos requerimentos que discutiram a importância da Economia Solidária e o Projeto de Lei denominado “Setembro Verde”.


Foram convidados a participar dos dois encontros, representantes da Prefeitura de Chapecó, Universidade Federal da Fronteira Sul, Instituto Federal, Cidema, Instituto do Meio Ambiente e Polícia Militar Ambiental.


Em relação à Economia Solidária, os representantes das instituições lembraram que as ações ainda são bastante discretas em Chapecó. O professor da UFFS, Antônio Andriolli, destacou que é importante implantar de forma eficaz o cooperativismo neste processo. Já o diretor de Desenvolvimento Econômico, Marcio da Paixão, disse que retomar o trabalho das incubadoras nas universidades é uma das alternativas.

O vereador Jair Antunes sugeriu a criação de núcleos ou conselhos com várias entidades para elaborar políticas para a Economia Solidária. Além disso, propôs a criação de um centro público, criar fundos e incubadoras para fomentar esse tipo de atividade.

Já sobre o Projeto de Lei (PL) “Setembro Verde” que tramita nas comissões do Poder Legislativo de Chapecó, dispõe sobre atividades e ações para promover a conscientização da população sobre hábitos de consumo e seus consequentes impactos socioambientais, incentivando a adoção de um comportamento de consumo ecologicamente sustentável e responsável. “Todas as sugestões levantadas na reunião serão incluídas ou discutidas no PL quando chegar ao plenário”, destacou o vereador Jair Antunes.