Reunião de Trabalho discute situação de trabalho de agentes de saúde e de combate às endemias
Encontro levantou demandas e reivindicações dos servidores
PUBLICADO EM 23/04/2024 - 16:11

Uma Reunião de Trabalho foi realizada nesta terça-feira (23), no plenário da Câmara Municipal de Chapecó. De iniciativa da vereadora Marcilei Vignatti (UB), a intenção foi de discutir demandas e reivindicações do trabalho dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Representantes da Prefeitura de Chapecó, Secretaria Municipal de Saúde e dos servidores participaram do encontro.

O representante dos servidores, Eliezer Paim, disse que Chapecó conta com cerca de 450 profissionais da área. Mas revelou alguns problemas como defasagem salarial, condições de saúde e importunação sexual. Paim também falou sobre a possibilidade de mudança de regime de trabalho do modo CLT para o estatutário. “Também seria importante discutir valores de insalubridade, periculosidade e até gratificação de desempenho”, explicou.

O secretário de Governo de Chapecó, Adair Niederle, afirmou que o Poder Executivo está aberto a propostas, mas que o programa que coordena o trabalho dos agentes de saúde é de responsabilidade da União. “Qualquer alteração no regime de trabalho e nos vencimentos dos servidores, necessita de análise na legislação. Em ano eleitoral, por exemplo, qualquer mudança é vetada”, lembrou.

Depois de ouvir todos os encaminhamentos e sugestões, a vereadora Marcilei Vignatti, sugeriu a criação de uma comissão para tratar sobre todas as questões abordadas na reunião de trabalho. Com isso, a comissão será formada por quatro vereadores, representantes do Executivo e dos servidores municipais. “Adicional por insalubridade, gratificação de desempenho, importunação sexual e alteração no regime de trabalho serão discutidas e encaminhadas pela comissão”, finalizou.