A Câmara de Vereadores de Chapecó, em sessão ordinária, aprovou Projeto de Lei (PL), que cria o Programa de Incentivo à Doação de Cabelo para pessoas em Tratamento de Câncer em Chapecó. O projeto que foi aprovado por todos os vereadores é de autoria da vereadora Marcilei Vignatti (PSB) e segue para sanção no Executivo Municipal.
O programa tem a finalidade de sensibilizar as pessoas em relação à doação de cabelos, para que organizações não governamentais (ONGs) e demais entidades representativas sem fins lucrativos produzam prótese capilar. Após a produção, serão distribuídas gratuitamente a pessoas carentes ou de baixa renda em tratamento contra o câncer.
A vereadora Marcilei Vignatti, afirma que esse projeto tem o propósito de promover solidariedade para com próximo, enaltecer a importância de um gesto altruísta em meio à dor provocada pelo câncer e recuperar a autoestima dos pacientes em tratamento.
O PL ainda estabelece que o programa poderá ser desenvolvido e difundido por entidades representativas, Rede Feminina de Combate ao Câncer, ONGs e demais colaboradores, por meio de ações, eventos, projetos, divulgações e demais atividades voltadas à conscientização acerca da importância da doação de cabelos para confecção de prótese capilar. Também poderão ser destinadas à rede de hospitais e unidades de saúde localizadas em Chapecó.