As coordenadoras dos Conselhos Tutelares Sul e Norte de Chapecó, participaram nesta terça-feira (21), de sessão ordinária, na Câmara de Vereadores de Chapecó. Eliana Espíndola (Sul) e Marloiva Goulart (Norte) explanaram sobre seus trabalhos atendendo requerimento da vereadora Aldacir Detofol (PT).

No requerimento, as representantes dos conselhos foram convidadas a falar sobre abrangência, demandas, programas e ações desenvolvidas no enfrentamento e proteção à violência da criança e adolescente. No Conselho Sul, por exemplo, foram apresentados os seguintes levantamentos: em 2019, foram registradas 468 denúncias de direitos violados; em 2020, 1012 casos e até agosto deste ano já foram feitas 1025 denúncias. “A demanda tem aumentado a cada ano”, observou Eliana.

Já a coordenadora do Conselho Norte, apresentou algumas dificuldades na rotina de trabalho das conselheiras. De acordo com Marloiva, há uma necessidade de melhorar a estrutura no espaço do conselho, no atendimento e também nas condições dos veículos utilizados pelo órgão.

A vereadora Aldacir, disse que o encontro foi importante para que os vereadores buscassem ter conhecimento sobre o trabalho dos conselhos e seus propósitos de defender o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).