As sessões ordinárias virtuais realizadas na Câmara de Vereadores de Chapecó, tem tratado sobre os reflexos da pandemia do Covid-19. Esta semana, duas moções votadas e aprovadas serão encaminhadas ao Governo do Estado e solicita a reabertura de alguns setores, como restaurantes e academias.

O vereador Márcio Sander (PSDB), apresentou Moção de Apelo para o Governo de Santa Catarina e à Secretaria Estadual da Saúde, solicitando a reabertura de academias, centros de treinamentos e escolas de natação. O vereador justifica na proposição, que as atividades físicas são fundamentais para a saúde física e mental. Além disso, destaca o fator econômico desses setores. “Atualmente, Chapecó emprega um número considerável de profissionais de educação física, fisioterapeutas, nutricionistas, massoterapeutas, recepcionistas e serviços gerais (mais de 20 mil no estado de Santa Catarina) e acarretará em inúmeros prejuízos de ordem financeira a estes estabelecimentos”, lembra o parlamentar.

Já o vereador Derli Maier (MDB), protocolou Moção de Apelo ao governador Carlos Moisés da Silva (PSL), para que os restaurantes e bares voltem a prestar os atendimentos. Na moção, constam sugestões para que o setor alimentício cumpra determinações em função da pandemia. Entre elas, que em cada mesa fique restrita a permanência de duas pessoas. Outra medida é que não haja atendimento em serviço de buffet para evitar aglomeração na fila, sendo assim o serviço deve ser efetuado com a entrega da refeição na mesa do cliente ou com limite de dois metros de distância entre uma pessoa e outra. Também há sugestões para que os funcionários utilizem luvas e máscara, e que o estabelecimento disponibilize álcool em gel número 70 para os clientes.

Os dois vereadores em suas moções, reiteram a importância dos estabelecimentos retornarem às suas atividades, mas que possam cumprir todas as medidas protetivas exigidas, conforme especifica Nota Técnica elaborada pelo Conselho Regional de Educação Física-CREF3/SC e dos representantes de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares.