Instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Região Sul de Chapecó. Esse foi o assunto de uma Moção de Apelo aprovada por todos os vereadores, em sessão ordinária, no Legislativo de Chapecó. A proposição que será encaminhada à prefeitura é de autoria da vereadora Aldacir Detofol (PT).

O desejo da vereadora é que a Unidade de Pronto Atendimento na Região Sul da Cidade, entre os Bairros Universitário ou Palmital, o que segundo o documento, facilitaria o deslocamento das populações de toda a grande Região que compreende os Bairros Universitário, Santo Antônio, Palmital, Quedas do Palmital, Palmital dos Fundos, Água Amarela, Assentamento Dom José Gomes, Distrito de Marechal Bormann e comunidades do Campo da Região do Bormann.

De acordo com Aldacir Detofol, essa UPA atenderia as demandas de emergência e urgência, que teriam tempo ganho nestes casos, uma vez que não precisariam atravessar toda a cidade para chegar nos espaços hoje disponibilizados. “Isso contribuiria desafogando a demanda atual na UPA e HRO”, lembra.

A moção ainda destaca que Chapecó possui o Pronto Atendimento da EFAPI que assiste, em especial, aos moradores daquela grande região que compreende cerca de 70 mil habitantes e a UPA que atende a região Leste da Cidade, além do Hospital Regional do Oeste e o Hospital da Criança.