Redução no consumo de papel e o aumento da qualidade e velocidade da coleta dos dados, colaborando para o planejamento de ações na área da saúde. Essa foi a justificativa do vereador Valdir Carvalho (PT), ao apresentar uma Moção de Apelo que foi aprovada em sessão ordinária, na Câmara de Vereadores de Chapecó. O documento apela para aquisição de tablets por parte da Secretaria Municipal de Saúde e seja utilizado por agentes comunitários de saúde.

A moção de apelo explica que os Agentes de Saúde, auxiliam na elaboração, implantação e avaliação dos planos de ação local de saúde, orientando e acompanhando as famílias. Ainda atuam prevenindo e ajudando no combate de doenças que podem causar epidemias, como dengue, zika e chikungunya.

Valdir Carvalho ainda destaca a facilidade desses profissionais em manter contato com a sociedade e a necessidade de agilizar os serviços prestados por esta categoria. “Por isso, solicito um estudo de viabilidade para a inserção e implantação de tablets para a melhoria do trabalho do agente comunitário de saúde”, justificou o vereador.

Com a aprovação em plenário, a Moção de Apelo será encaminhada ao secretário de Saúde, Luiz Carlos Balsan e ao prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD).