O aumento de cachorros soltos nas ruas, motivou o vereador Valdemir Stobe (PTB), a solicitar por intermédio de uma indicação aprovada em sessão ordinária, uma campanha de castração desses animais. A proposição que foi aprovada por unanimidade será encaminhada ao prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD).

O vereador “Tigrão”, como é conhecido, sugere que a campanha de castração seja direcionada principalmente para os proprietários dos animais que são de baixa renda. “Também é necessário que se faça um convênio ou parceria com as clínicas veterinárias para baratear as cirurgias e beneficiar pessoas que queiram obter esse benefício”, explica.

A indicação também justifica o pedido, ao fazer um alerta de que há um aumento considerável de cachorros soltos nas ruas de Chapecó, o que causa alguns transtornos para a população. De acordo com o texto, existe muita perturbação sonora em horários noturnos e que alimentação indevida oferecida nas ruas para esses animais acabam aumentando a quantidade de cachorros em vias públicas.

Tigrão acredita que uma campanha de castração é necessária para manter a saúde pública e a estética do município. “São problemas que vão desde a disseminação de doenças a ataques a pedestres. Por isso é fundamental o controle populacional desses animais”, completou.