Durante sessões ordinárias virtuais realizadas pela Câmara de Vereadores de Chapecó, algumas atividades que ainda estão proibidas em Santa Catarina, voltaram a ser debatidas pelos parlamentares. O vereador Ivaldo Pizzinatto (Gringo), do PSL, apresentou Moção de Apelo para que o transporte público volte a funcionar e o retorno à prática de futebol de campo.

O vereador Gringo explica na moção, que o povo catarinense está atento às medidas de proteção ao Covid-19 e que há muitos trabalhadores que não têm veículo próprio para trabalhar e exercer suas atividades. Levantamento feito pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostra que no caso dos ônibus urbanos 97,3% das empresas pesquisadas responderam que os impactos da pandemia foram muito negativos e que os efeitos da crise vão durar de quatro a oito meses. O mesmo levantamento especifica que Santa Catarina é o único estado onde o transporte urbano foi proibido de circular, determinação que atinge 176 municípios.

Na mesma moção, Gringo também pede que seja autorizada a prática do futebol de campo amador e futebol de salão amador. “Essas atividades visam manter saúde física e psicológica, pois talvez este seja o único esporte que muitas pessoas têm condições de praticar”, destaca o vereador.

A moção de apelo será encaminhada ao governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (PSL), ao presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia (PSD) e a todos os deputados estaduais.