Vereadores, secretários municipais e representantes da Segurança Pública, participaram nesta quarta-feira (02), de Reunião de Trabalho, no Poder Legislativo de Chapecó. O tema do encontro foi a segurança nas escolas do município e foi proposto pela vereadora Marcilei Vignatti (PSB).

O episódio do dia 04 de maio, em Saudades, onde um jovem que matou três crianças e duas professoras, em uma creche, motivou a reunião de trabalho, para fazer um diagnóstico da situação da segurança nas escolas. Os representantes da segurança pública que participaram foram o delegado regional, Ricardo Casagrande, o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, Ademir Barcarollo, e representando o poder executivo, o diretor de Segurança Pública, Clóvis Leuze e a secretária de Educação de Chapecó, Astrit Tozzo.

Leuze falou sobre o “Patrulha Escolar” e disse que o Município tem a intenção de realocar os vigias de alguns setores para as escolas e aumentar a segurança dos estabelecimentos. O delegado Casagrande, reforçou o empenho da Polícia Civil em investigar possíveis crimes nas escolas, mas avisou que os pais e os professores são fundamentais no acompanhamento da rotina dos alunos. Já o comandante Barcarollo, lembrou que todos os segmentos de segurança pública e da sociedade civil precisam trabalhar juntos. E a secretária Astrit Tozzo, informou que programas em parceria com a Polícia Militar são estudados para aumentar a segurança.

A vereadora Marcilei Vignatti, disse que todas as reivindicações levantadas foram da comunidade, em especial de pais preocupados com a presença de seus filhos nas escolas. “Algumas situações foram concluídas. Entre elas, que existe a necessidade de melhorar a estrutura de segurança dos estabelecimentos, e principalmente construir políticas públicas permanentes de seguranças nas escolas. Vamos continuar acompanhando esse processo para que essa articulação seja fortalecida”, destacou.