Os estágios cancelados dos estudantes do curso de Enfermagem do Centro de Educação Profissional (CEDUP), foi tema de assunto de uma Reunião de Trabalho, realizada na Câmara de Vereadores de Chapecó, nesta quarta-feira (22). O encontro foi promovido por iniciativa do vereador Fernando Cordeiro (PSC) e reuniu outros vereadores, representantes do CEDUP e alunos do curso. A coordenadora de Educação da Secretaria Regional do Estado, Mareni Rosa da Silva não compareceu à reunião e foi representada pela assessora Cleide Sagaz.

A diretora do CEDUP, Elaine Folmann, confirmou o cancelamento dos estágios de mais de 200 alunos do curso de Enfermagem. Segundo a gestora, um dos problemas levantados para o cancelamento foi a falta de seguro de vida dos estudantes que não foi renovado.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Tânia Arpini, também informou que no final de 2020, o convênio de estágios entre o Governo do Estado e o Município de Chapecó não foi renovado. “Essa situação impede que os estudantes concluam o curso e causa um transtorno muito grande”, lembrou.

Cleide Sagaz disse que a coordenaria regional de educação tratou inúmeras vezes com representantes da Secretaria Estadual de Educação para resolver o problema. De acordo com ela, tanto as questões da apólice de seguro como a renovação de contrato de estágio foram tratados presencialmente em Florianópolis, mas uma solução ainda não foi tomada.

O vereador Fernando Cordeiro deu encaminhamento no final da reunião de trabalho, entre eles, fazer um comunicado oficial sobre os estágios cancelados para o Governo do Estado, oficiar o assunto ao Ministério Público e discutir a possibilidade de abrir uma sindicância para investigar as responsabilidades.