O Legislativo de Chapecó, aprovou Projeto de Lei, que institui “Janeiro Branco” e tem a finalidade de realizar ações educativas para a difusão da saúde mental no município. O PL foi aprovado por unanimidade e o texto é de autoria do vereador Aderbal Pedroso (PSD).

O projeto prevê que no mês de janeiro, serão realizadas ações educativas para motivar a reflexão e o desenvolvimento de ações para difundir um conceito ampliado de saúde mental, visando o bem-estar, a qualidade de vida e o equilíbrio.

As ações do “Janeiro Branco”, serão desenvolvidas por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psiquiatria, entre outros profissionais da saúde. As ações dos profissionais visam, de forma interdisciplinar, melhor atendimento à população nas Unidades de Atenção Básica e nos centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

O vereador Aderbal Pedroso explica que o objetivo é reduzir danos relativos aos altos índices de suicídios, as angústias, a falta de sentido na vida e o crescimento da agressividade entre as pessoas. “Alguns comportamentos precisam ser cuidados para que haja o melhor convívio social valorizando o ser humano e a sua inserção na comunidade”, detalha o vereador.

O projeto de lei segue para sanção do prefeito de Chapecó, Luciano Buligon (PSL).