Os vereadores de Chapecó, votaram e aprovaram, Projeto de Lei (PL), que institui em todo o território municipal, a Semana da Economia de Luz. A intenção é que seja realizada anualmente sempre na última semana do mês de maio, coincidindo com o dia 29 de maio, Dia Mundial da Energia Elétrica. O projeto é de autoria do vereador Aderbal Pedroso (PSD) e segue para sanção do prefeito João Rodrigues (PSD).

De acordo com o projeto de lei, a Semana da Economia de Luz passa a fazer parte do calendário oficial de eventos do município. Além disso, o projeto prevê que o Poder Executivo regulamente a lei no que couber para que possa ser trabalhado em toda a comunidade chapecoense.

Aderbal Pedroso, em uma de suas justificativas para o projeto de lei, relata que o aspecto ambiental não pode ser ignorado. “São necessárias que adaptações sejam feitas, tanto em utilização de recursos quanto hábitos de consumo. Procurar modos de operar que poupem energia e utilizem recursos renováveis são ações fundamentais e que precisam de conscientização”, destacou.

O PL pretende trabalhar o uso racional da energia elétrica e chamar a atenção para o custo que ainda é considerado muito alto, impactando as questões financeiras e ambientais. “A Agência Nacional de Energia Elétrica reajustou esta semana a tarifa em 52% na bandeira vermelha. Tudo isso em função da crise hídrica no Brasil. Nunca foi tão necessário economizar luz”, completou o vereador.