Notícias Câmara

Na tarde desta segunda-feira (04), a Câmara Municipal de Chapecó realizou o ato de abertura do mês de conscientização à violência contra a mulher. O projeto é de autoria da vereadora Marcilei Vignatti (PT) e foi aprovado em 2017 em comemoração ao dia 25 de novembro, considerado o dia internacional de enfrentamento à violência contra as mulheres. Desde o período, são realizadas atividades com crianças e adolescentes das escolas de Chapecó, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e escolas privadas do município, que visam a prevenção e conscientização sobre o tema.

Segundo a vereadora, cerca de 600 crianças foram atendidas pelo projeto. A equipe que realiza as atividades é formada por psicólogas, pedagogas e assistentes sociais. “Nós discutimos os tipos de violência, as formas de enfrentamento, onde fazer denúncias, tudo isso adequado a linguagem das crianças e com uma responsabilidade muito grande no tratamento desse tema”, comenta Marcilei.

O ato de abertura na Câmara Municipal, contou com a declamação de poesia pela estudante Sofia Camara, de nove anos e a entrega de homenagem às vereadoras da Casa. Para Marcilei, a data é importante para conscientizar a população chapecoense, uma vez que o município está entre os três mais perigosos para as mulheres em Santa Catarina. “Realizar essas atividades com as crianças é primordial para atingir um público que sofre com isso dentro de casa e muitas vezes não sabe como lidar. Por isso, estamos abrindo o mês de novembro com o anúncio da agenda para realização de ações socioeducativas e preventivas no combate à violência contra as mulheres”, finaliza a vereadora.

Nos dias sete e 21 deste mês, já estão agendadas visitas de escolas municipais de Chapecó. As ações são realizadas a partir de projeto pedagógico elaborado em conjunto pela vereadora e a Secretaria Municipal de Educação.