A sessão ordinária, na Câmara de Vereadores de Chapecó, desta quinta-feira (10), foi marcada por homenagem. O radialista Paulinho Gomes, recebeu a medalha de Honra ao Mérito Dom José Gomes. A medalha tem como objetivo homenagear lideranças populares, que se destacam no trabalho comunitário, na defesa da vida e na atuação em entidades e movimentos sociais e práticas pastorais. O proponente do evento foi o vereador Valdir Carvalho (PT).

Paulo de Oliveira Gomes, conhecido como Paulinho Gomes, reside em Chapecó desde 1976 e exerce atividades pastorais desde 1980. Atualmente, é ministro da palavra e eucaristia na Comunidade Santa Maria Madalena, no bairro Paraíso, onde reside desde 2001. Foi um dos fundadores e o primeiro presidente da Associação dos Moradores.

Bacharel em História e em Jornalismo, Paulinho Gomes possui especialização em Comunicação e Marketing Político e é mestre em História. Atua há mais de 30 anos na imprensa chapecoense e recebeu diversos prêmios. Entre eles, o prêmio Íbero Americano de Jornalismo para a infância da Unicef, prêmio mídia cidadã da Unesco, prêmio Rádio Cidadã e Oboré Projetos Especiais de Comunicação.

Além de tradicionalista da cultura gauchesca e professor universitário, Gomes é autor de obras que têm se tornado referência, como o livro lançado por ocasião do centenário de Dom José Gomes, que leva o título: “Dom José Gomes, a revolução pela palavra”.

O vereador Valdir Carvalho disse que a história de Paulinho Gomes é marcada pela luta em defesa da vida. “Sempre esteve junto às ações da igreja, pastorais, comunidades, movimentos sociais, sendo merecedor desta homenagem”, enfatizou.

Além dos vereadores, a homenagem teve a presença do deputado estadual Fabiano da Luz (PT), representantes da classe estudantil, igreja católica, entidades da sociedade civil e familiares.