Os moradores do bairro Efapi foram convidados a participar de uma audiência pública, que teve o propósito de discutir medidas para melhorar a segurança do CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados. A reunião foi feita através de um requerimento, aprovado em plenário da Câmara de Vereadores de Chapecó, por iniciativa do vereador Adão Teodoro (PR). Participaram ainda, representantes da Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade e Guarda Municipal.

Cerca de 100 pessoas compareceram ao auditório do CEU Efapi para participar da audiência pública. Relatos de moradores e usuários do local, destacam falta de segurança e uso de drogas, o que acaba trazendo insegurança e medo aos frequentadores do CEU. Em função dessas denúncias, o vereador Adão Teodoro convidou a população e representantes de órgãos de segurança de Chapecó para debater o problema.

A secretária de Defesa do Cidadão e Mobilidade, Luciane Stobe, disse que as pessoas de bem precisam adotar o espaço e, dessa forma, inibir usuários de drogas e criminosos de utilizarem o local. “Não é adotando práticas de violência ou isolando o CEU, que as soluções serão encontradas. Os moradores da região precisam cuidar do espaço e fazer a inclusão social dessas pessoas, para que elas também valorizem as atividades realizadas aqui”, destaca.

Além do problema da falta de segurança, o vereador Adão Teodoro também fez algumas discussões sobre o asfaltamento da rua Elói Ferreira de Souza, via que passa em frente ao CEU. “Vamos repassar esse pedido de forma prioritária para que a Prefeitura de Chapecó, realize o serviço pela secretaria competente”, explicou o vereador.

O QUE É O CEU?

Inaugurado em outubro de 2013, o CEU foi uma iniciativa pioneira em Chapecó e a primeira de Santa Catarina. A Prefeitura de Chapecó é responsável pela elaboração do projeto, manutenção do espaço, além da gestão do local, com contratação de professores e funcionários e desenvolvimento de atividades e serviços.

Desde que iniciou as atividades já passaram pelo espaço, em diferentes atividades, cerca de 6 mil pessoas. Atualmente o CEU conta com 500 usuários ativos, participando das ações diárias.

O CEU fica na Rua Elói Ferreira de Souza, Loteamento Elias Galon, no Bairro Efapi.