Notícia destaque

Em função da pandemia do Novo Coronavírus, alguns procedimentos da área da saúde foram suspensas em Santa Catarina. Consultas, exames e cirurgias eletivas não são realizadas há mais de 30 dias. Em sessão ordinária virtual, na Câmara de Vereadores de Chapecó, o vereador Neuri Mantelli (MDB), apresentou Moção de Apelo, para que autoridades locais e estaduais autorizem novamente esses procedimentos.

Mantelli justifica o pedido, por entender que ainda há poucas pessoas internadas ou utilizando UTI’s em Chapecó. “Apelo para que retornem imediatamente com os procedimentos de saúde, haja vista, ser atividade essencial de estado, do que dependem milhares de pessoas tanto em Santa Catarina, como aqui em Chapecó”, detalha o vereador.

Na Moção de Apelo, o vereador também sugere que sejam adotadas medidas para preservar o distanciamento social em unidades de saúde, locais para realização de exames, hospitais e demais aparelhos públicos do setor de saúde. “Precisamos garantir a segurança dos profissionais da saúde, mas também necessitamos atender urgentemente pessoas com dores, desconfortos, sofrimentos e que não podem esperar ainda mais do que já aguardam em condições normais dos serviços de saúde”, finaliza Mantelli.

A moção que foi aprovada por unanimidade, será encaminhada ao prefeito de Chapecó, Luciano Buligon (PSL) e ao governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (PSL).