Notícia destaque

O superintendente Regional dos Negócios do Oeste (Casan), Daniel Scharf, recebeu nesta quinta-feira (18), os vereadores que compõem a Comissão Especial de Gestão de Águas, criada na Câmara de Vereadores de Chapecó. Os parlamentares Itamar Agnoletto (presidente da comissão), Marcio Sander (vice-presidente) e Neuri Mantelli (relator), promoveram um encontro para buscar informações referentes aos serviços prestados pela Casan em Chapecó.

A intenção da comissão, é fiscalizar os contratos firmados entre Casan e Prefeitura de Chapecó e consequentemente, os serviços de captação, tratamento e distribuição de água. “Criamos a comissão principalmente para cobrarmos quais serão os próximos investimentos da companhia. A falta de água é uma constante reclamação dos moradores da cidade”, relata Itamar Agnoletto (PP).

O superintendente, Daniel Scharf, e demais representantes da Casan, apresentaram um relatório de ações emergenciais e os próximos investimentos que serão realizados em Chapecó. “Foi uma conversa franca, onde fizemos vários questionamentos e obtivemos informações importantes que constarão no nosso relatório final”, explicou o vereador Marcio Sander (PSDB).

De acordo com os dados apresentados pela Superintendência da Casan, nos próximos dias estão previstas a limpeza e o desassoreamento do Lajeado São José, para que o local tenha maior volume de água e maior possibilidade de captação de água. Também está em processo de elaboração de projeto, a instalação de uma adutora nos bairros Paraíso e Boa Vista. Além disso, um processo de licitação foi aberto para a ampliação do Reservatório da Região Sul da cidade e a atualização do orçamento da Macro Adutora do Rio Chapecozinho.

Ainda segundo a Casan, na cidade de Chapecó tem 46.516 ligações, abrangendo 204.820 pessoas numa produção diária de água que chega a quase 42 milhões de litros/dia. A estação de tratamento tem capacidade para 590 litros/segundo. “São dados apresentados e que fazem parte de um primeiro encontro com representantes da Casan. Nos próximos dias, promoveremos reuniões com outras entidades e com representantes dos moradores para ouvir a necessidade de toda a sociedade”, afirmou o vereador Neuri Mantelli (MDB).